Serviço Social na Contemporaneidade

SER UM PROFISSIONAL PROPOSITIVO E NÃO SÓ EXECUTIVO.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Os assistentes sociais têm importante papel em projetos de inclusão e trabalho contra a miséria, fome e analfabetismo. Além disso, também atuam dentro das empresas na área de Recursos Humanos, contribuindo para o desenvolvimento organizacional.
O assistente social pode trabalhar na participação, na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, na formulação e implementação de programas sociais, na democratização das informações e no acesso aos programas disponíveis na instituição onde trabalha, auxiliando na solução de conflitos e questões sociais com um grupo específico de pessoas. Ainda pode trabalhar com grupos diversos como, por exemplo, crianças, idosos, dependentes químicos, etc.
O Assistente Social trabalha em hospitais, postos de saúdes, ONGs, empresas públicas e privadas, presídios, asilos, orfanatos e órgãos públicos.
Que características deve ter um assistente social?
Interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. Trabalhar em equipe, desenvolver trabalhos de grupo, criatividade, flexibilidade, visão sistêmica. A profissão é mais composta por mulheres por que tem sua origem vinculada à questão do cuidado, o que também é uma característica feminina. No entanto, com a reconceitualização, a profissão revelou a questão sócio-política passando a ter um discurso mais atrativo ao universo masculino, que é uma característica também cultural.
O campo de atuação atualmente abrange seis grandes áreas: Educação, Saúde, Justiça, Previdência Social, Sistema Penitenciário e Obras Sociais. Por ser o Estado o maior empregador, o acesso através dos concursos permite que todos participem. Com o novo governo, os concursos têm sido periódicos, o que facilita.
Uma dica é atentar para as novas demandas exigidas pela profissão. Realizar experiências na área que pretende atuar, desde a fase de estágio, manter-se atualizado, ler e conhecer as novidades em informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário