Serviço Social na Contemporaneidade

SER UM PROFISSIONAL PROPOSITIVO E NÃO SÓ EXECUTIVO.

sábado, 17 de abril de 2010

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Na década de 30 a igreja implantou seu projeto social adaptando-o a realidade brasileira. Em 1920 são criadas instituições filantrópicas a fim de divulgar o pensamento social da igreja e formar suas 'bases doutrinarias'.

IAMAMOTO,2008,P.166
"...senhoras da burguesia, catolicas,
dentro de uma perspectiva embrionaria
de 'assistencia preventiva, de apostolado
social, [...] com o proposito de [...]
atender, atenuar determinadas sequelas
do desenvolvimento capitalista."

Segundo LEMOS (2009), numa perspectiva oposta àquela que simplesmente pretava socorro aos oprimidos.

Com a fundação da Confederação Católica, em 1922, coordenado pela Sra. Estella de Faro, surgiu o movimento Laico que multiplicou-se dentro da ação catolica havendo um rompimento entre as praticas clientelistas e o apostolado social, surgindo a necessidade de uma formação tecnica especializada, pela melhoria da situação das classes menos favorecidas. No Brasil o Serviço Social surgiu da urgencia de obras sociais e no apostolado social voltado aos explorados. A partir daí teve-se inicio o Curso Intensivo de Formação Social para Moças, e em 1932 originou-se o CEAS, Centro de Estudo e Ação Social, onde o objetivo principal era promover a formação de seus membros segundo a doutrina social da igreja para tornar mais eficiente a atuação das trabalhadoras sociais. Neste mesmO ano o CEAS fundou 4 centros operarios nos quais suas divulgadoras, por meio das aulas de tricô e outros trabalhos manuais, faziam contato com as operárias e tomavam conhecimento de suas necessidades. Percebendo-se então que a finalidade era a reprodução ideológica vigente e não a libertação das amarras que prendiam a classe operária!
Em 1936, o GAS - Grupo de Associação Social- criou a I semana de Ação Social, cuja proposta era seguir a doutrina social da igreja com base na realidade; em 1937, leigos se juntaram ao GAS e criaram o Instituto de Educação Familiar e Social; em 1938, foi criada a Escola Tecnica de Trabalho Social na qual em 1940 Ana Nery implantou o curso de preparação em Trabalho Social; deste curso nasceu a Escola Serviço Social da Universidade do Brasil, que foi a primeira iniciativa de ãmbito federal para a formação de assistentes sociais.
Referencias
IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 10 ed.são paulo cortez 2006. PLT

Nenhum comentário:

Postar um comentário