Serviço Social na Contemporaneidade

SER UM PROFISSIONAL PROPOSITIVO E NÃO SÓ EXECUTIVO.

sábado, 17 de abril de 2010

Postura Profissional - Identidade e perfil

A postura profissional esta intimamente ligada com a formação profissional. discutindo a formação profissional podemos analisar a construção da identidade profissional que possibilita inserir o Assistente Social nas discussões referentes ao processo historico e de profissionalização do curso. A construção desta identidade é um processo que está sempre em movimento, produzindo uma mudança de estrutura, caráter, e possibilitando a abertura de novas experiencias.
Segundo Gentilli(2006,p.68), "no mercado de trabalho, as representações sobre a identidade profissional tem sido, não raro, expressas e problematizadas como 'falta de identidade profissional'; dificuldades concretas no trato com as relações sócio-técnicas; dificuldades de congruência entre o que os profissionais acreditam ser a 'teoria' e a 'pratica' profissionais; estabelecem-se como representações realizadas a partir de duas referências 'externas', ou seja, a partir de definições estabelecidas pelos 'outros' da profissão, com os quais interagem; uma referencia oriunda de formação profissional academica e outra decorrente das demandas profissionais estabelecidas por aqueles que contratam seus serviços."

A formação do (da) Assistente Social é de caráter humanista, portanto, comprometida com valores que dignificam e respeitam as pessoas em suas diferenças e potencialidades, sem discriminação de qualquer natureza, tendo construído como projeto ético/ político e profissional, referendado em seu Código de Ética Profissional, o compromisso com a Liberdade, a Justiça e a Democracia. Para tal, o (a) Assistente Social deve desenvolver como postura profissional à capacidade crítica/reflexiva para compreender a problemática e as pessoas com as quais lida, exigindo-se a habilidade para comunicação e expressão oral e escrita, articulação política para proceder a encaminhamentos técnico-operacionais, sensibilidade no trato com as pessoas, conhecimento teórico, capacidade para mobilização e organização.

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