Serviço Social na Contemporaneidade

SER UM PROFISSIONAL PROPOSITIVO E NÃO SÓ EXECUTIVO.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Questão Social: conceitos e implicações

A especialização do trabalho do Serviço Social é a questão social. Que é o conjunto de expressões das desigualdades da sociedade capitalista, determinando assim, o caráter histórico da profissão.
Questão social é o objeto de Serviço Social?
O objeto de Serviço Social, esta, intimamente ligado a uma visão de homem e mundo. No inicio o Serviço Social no Brasil em 1937, tinha esse objeto, homem, mas um homem especifico: aquele pobre, morador de rua, de favelas, analfabeto, desempregado, etc. Entendendo que ele não tinha capacidade de se ascender socialmente,daí o objetivo era fazer com que ele se integrasse aos valores, moral e costumes defendidos na época.
Posteriormente, essa idéia ultrapassada, é substituída pela idéia de que a situação deste homem é fruto, não só de uma incapacidade individual, mas também de um conjunto de situações que merecem a intervenção profissional.
“... O Serviço Social atua na base das inter-relações do binômio individua-sociedade [...] como pratica institucionalizada, o Serviço Social se caracteriza pela atuação junto a indivíduos com desajustamentos familiares e sociais. Tais desajustamentos muitas vezes decorrem de estruturas sociais inadequadas”. (Documentos de Araxá, 1965, p 11)
“...Ao utilizarmos, na análise da sociedade, a categoria questão social, estamos realizando uma análise na perspectiva da situação em que se encontra a maioria da população – aquela que só tem na venda de sua força de trabalho os meios para garantir sua sobrevivência. É ressaltar as diferenças entre trabalhadores e capitalistas, no acesso a direitos, nas condições de vida; é analisar as desigualdades e buscar forma de superá-las. É entender as causas das desigualdades, e o que essas desigualdades produzem, na sociedade e na subjetividade dos homens”. Idéia Maria Machado*
(texto QUESTÃO SOCIAL: OBJETO DO SERVIÇO SOCIAL? Edneia Maria Machado -* Assistente Social, professora do Departamento de Serviço Social da UEL, doutora em Serviço Social.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário