Serviço Social na Contemporaneidade

SER UM PROFISSIONAL PROPOSITIVO E NÃO SÓ EXECUTIVO.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Serviço Social antes de ser legitimada profissão

UM BREVE RESUMO
Conhecido como assistencialismo, tinha a função de ajudar as pessoas nas suas necessidades imediatas, exploração de trabalho infantil e da mulher, no auxilio ao idoso, viúvas, mendigos com ajudas de voluntários em parceria com a igreja. A igreja tinha um papel importante nesse aspecto, principalmente apos a criação da UCISS - União Católica Internacional de Serviço Social, onde foi decisiva sua atuação no período da criação das escolas de Serviço Social em nosso continente, por volta de 1925 em Milão/Itália (CASTRO, 2006, p.65,apud LEMOS, 2007, p. 153).
A UCISS contribuiu para que o assistencialismo leigo se tornasse assistencialismo profissional com caráter profissional. Houve, logo após essa conquista, a criação de um período que marcou época por seus feitos, período em que Getulio Vargas governou o Brasil, 1937 a 1945, com a criação de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)em 1943, que garantiu vários direitos aos trabalhadores, como carteira de trabalho, regulamentação do trabalho feminino, descanso semanal remunerado e salário mínimo, por exemplo, entre outros.
A profissão Serviço Social foi regulamentada em 1957, apesar de já existirem escolas de formação profissional desde 1936. É uma profissão de nível superior e, para exercê-la, é necessário que o graduado registre seu diploma no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do estado onde pretende atuar profissionalmente.
O objeto de trabalho do Serviço Social é a diversidade de expressão da questão social seja em qualquer sociedade, havendo, portanto, modificações na forma de pensar e agir daquele que atua na Assistência Social propriamente dita.

Referencia inclusa: http://www.cress-sc.org.br/servicosocial/profissao.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário